Em Busca da Maturidade Cristã

Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte. Fp 3:10

Como demonstrado nos versículos acima Paulo se refere à três anseios que ele tinha e que todos nós deveríamos ter: conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos. Mesmo assim ele revela que luta para alcançar todos esses anseios em sua caminhada. Ora se Paulo lutava por esses anseios isso nos dá uma dica de como ele alcançou com rapidez a maturidade cristã. Nos textos que seguem esse capítulo do verso 12 ao 21 podemos retirar algumas lições importantes para seguirmos seus passos:

Esquecer o passado e avançar – Existem muitos cristãos presos ao passado e não se concentram no que Deus pode fazer por ele ainda hoje. no verso 13, A dica de Paulo é simples para não perder o foco: esquecer do passado e avançar. O sentimento de nostalgia é bom, mas pode nos fazer parar de olhar pra frente, e quem olha muito pra trás acaba caindo. No verso 14 Paulo fala ainda de um prêmio, que é exatamente quando conquistarmos tudo o que almejamos que é conhecer a Cristo pessoalmente e a vida eterna de forma plena.

Buscar um alicerce seguro – Uma pessoa madura não pisa mais em terrenos que tenha dúvidas. Portanto, observar as coisas com clareza e convicção demonstra que não somos mais levados por qualquer ensino sem fundamento. Assim diz o verso 15: “Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

Ter uma visão madura dos ensinos bíblicos nos fará reconhecer, mesmo as pequenas vitórias que também ajudarão a forjar nosso caráter no decorrer dos anos. Isso fica claro no verso 16: Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. Em Hb 5:13-14 diz que somente quando adultos na fé saberemos discernir com clareza o bem e o mal.

Imitem os bons exemplos – Está difícil bons exemplos nos dias de hoje até no meio cristão. Mesmo assim vale a pena termos alguém como mentor que nos ajudará a crescer com qualidade. Nos verso 17,18, Paulo nos aconselha a olhar pra ele e todos que têm um padrão de excelência na fé que professa. Mesmo sabendo que existem alguns que estão na igreja, mas não são dela. Quanto a estes não devemos fazer separação, pois podemos confundi-los com o trigo e assim arrancar o que não devemos. Mt 13:29-30. Na realidade estes já têm seu fim conforme o verso 19, e são considerados como inimigos da cruz; que têm o ventre como deus, são orgulhosos e só pensam nas coisas terrenas.

Quanto aos seguiram no amadurecimento conforme verso 20,21 só pensam em voltar “pra casa e receber roupas limpas”, ter seu corpo glorificado.

Pr. Marcelo Ribeiro

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 22.01.2017 – PIB Tabapuá