Como viver a unidade

SérieEntendendo os sentimentos vindos com a conversão:
Verso 1 – Cinco sentimentos que fazem parte do crente convertido só pelo fato de conhecer a Cristo: Motivação – Cristo sempre é a motivação; Exortação de amor – saber dar e receber correção; Comunhão no espírito – Certeza de que há uma ligação com Deus; Afeição – Sentimento de gostar profundo por alguém. No caso Cristo mesmo sem tê-lo visto; Compaixão – profunda capacidade de se colocar no lugar de outro, mesmo que empatia.

Adaptando sua individualidade à sua nova vida em Cristo
Verso 2 – Paulo aqui faz uma recomendação para os convertidos que leva em conta sua individualidade, ou seja, atitudes de querer fazer para viver de fato a unidade:
Mesmo modo de pensar: conhecimento da doutrina; Mesmo amor; amor agápe; Mesmo espírito; fruto do espírito; Mesma atitude; atitudes de Cristo diante das situações da vida conforme o verso 5.

Aprendendo a fazer as coisas pelos motivos corretos.
Verso 3 – Fazer algo somente por ambição egoísta ou vaidade ou sem saber porque não faz muito sentido para quem conheceu o Cristo. Para entender sua motivações faça esse exercício simples pergunte: por que estou fazendo isso agora?
No emprego – mesmo não gostando às vezes, trabalhamos por que precisamos. Mesmo assim temos duas escolhas: trabalhar para viver ou viver para trabalhar. Em cada área de nossa vida, como cristão precisamos entender o porquê estamos fazendo algo, afinal temos a mente de Cristo.

As dicas de Paulo são belíssimas para saber fazer as coisas pelo motivos corretos:
Verso 4 – Separe tempo para cuidar das coisas alheias. Se estamos cuidando apenas de nossas coisas e não gastamos tempo cuidando das dos outros o nome disso é egoísmo. Israel viveu um momento em que o templo estava destruido e não havia nenhum interesse daquela geração a não ser sua próprias casas. Ag 1:1-9

Verso 5-8 – Considerem os outros superiores a si mesmos. Apesar desse trecho está no verso 3, é nesse outro que encontramos Cristo dando o exemplo, mesmo sendo superior decidiu não usar seu poder enquanto esteve entre os homens. Esse sentimento serve para todas as áreas da vida. Se aplicado levará você a um nível excelente de liderança. Ter um título e não saber usá-lo é fracasso na certa e é só uma questão de tempo para perdê-lo.

Verso 9-11 – Esqueça o reconhecimento humano. O reconhecimento de Cristo foi nossa vida. Ele não se preocupou com quem não iria crer, mas com quem creu. Isso não tirou o foco da missão dEle.

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 06.11.2016 (Filipenses 2:1-11 NVI)