Porque vamos à igreja?

 

SérieI – Para vivenciarmos o amor de Deus

Verso 12-16 – Uma igreja motivada na crise do apóstolo anuncia o evangelho com determinação e destemor. Será necessário esperarmos o pior para que tenhamos a mesma determinação e destemor dessa igreja. Vivemos num país onde o evangelho é livre e ao invés de usarmos essa liberdade para transmitirmos o evangelho saudável. Somos criticados por não vivermos o que pregamos ou pregarmos mentiras religiosas de curas e bênçãos materiais.

II – Para vivenciar uma doutrina sã livre de mentiras

Verso 17-19 – Conhecer o evangelho e ensiná-lo de forma errada é uma atitude gravíssima que fere todo e qualquer ato de misericórdia divina. Portanto usar esse texto para defender qualquer tipo de mensagem é usar o nome de Deus para beneficio próprio. Nessa passagem Paulo menciona as pessoas que ao entregar algum seguidor de Jesus para as autoridades falavam o motivo da prisão, dessa forma anunciando a Cristo de forma gratuita, mesmo sem ter essa intenção. Imagine um soldado trazendo um seguidor de Jesus usando os termos que seguem: “Senhores, este homem está anunciando Jesus de Nazaré afirmando ser ele Filho de Deus, gerado de uma virgem, tendo morrido pelos pecados da humanidade e ressuscitou ao terceiro dia, e que está assentado a direita de Deus, tendo se tornado Senhor de tudo e de todos. Diz também que este Senhor perdoa e salva todos aqueles que creem nele. Isto é um ataque direto ao imperador, pois somente César é Senhor. Este homem é digno de morte!”

Perceba como a fala de quem acusa revela quem Cristo realmente era. Diferente de alguns pregadores que conhecendo a verdade a omitem substituindo a mensagem por alguma prática como o copo d´água abençoado ou outras mentiras que enganam os mais simples.

“Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (2Co 2:17). (Veja também 2Co 4:1-2)

III – Para viver integralmente para Cristo em nossa vida.

Verso 20-21 – Entender a vida cristã é entender que mesmo sabendo da fragilidade da vida podemos ter a certeza de que vivos ou mortos já somos de Cristo. E que mesmo que sua vida seja realmente muito boa, segundo Paulo a morte para o cristão ainda é mais triunfante que a própria vida. Viver para Cristo só será de fato real quando percebermos a graça de Deus em ter escolhido você para fazer parte do seu reino.

Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Sl 116:15

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 23.10.2016 (Filipenses 1:12-21 NVI)