I – Entendendo o que são bênçãos espirituais

Série Efésios

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,6.para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

9. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.11 Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,12 a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

13 Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 19.06.2016 (Efésios 1:1-14 NVI)

Versos 1,2 – Como em outras cartas Paulo reafirma seu ministério pela vontade de Deus, antes de discorrer o assunto da carta.

Verso 3– Aqui temos a certeza de que já somos abençoados. Já emDt 28:1-3, naquela dispensação da promessa (aliança abraâmica) a benção era material, mas aqui o texto fala de bênçãos espirituais se referindo a dispensação da graça que vivemos. Alguém poderia perguntar: O que devo fazer para também ser abençoado materialmente? Atualmente não há dica melhor que: Estudar muito pra arrumar um emprego e ganhar bem para viver.Tem muita gente que nem cristão é e mesmo assim é muito bem sucedido fazendo essas coisas. Veja o que Paulo diz aos crentes que não queriam trabalhar em Tessalônica! 1Ts 3:1-10

Então quais são então essas bênçãos espirituais vejamos:

Verso 4 – 1.Foi escolhido por Deus – Tem benção maior que ser escolhido por Deus? Qual a sensação de ser escolhido?Você tem sido Santo e irrepreensível?Essas são qualidades comuns que acompanham um escolhido.

Versos 5-6 – 2.Foi adotado com filho -Os critérios de Deus na escolha: propósito de sua vontade.Para que? Para louvor de sua graça. Em quem? No amado. Como sabemos a adoção garante todos os direitos de filho legítimo.

Versos 7-8–3.Recebeu a Redenção no sangue e perdão dos pecados – Redenção é compra. Ele nos comprou pagando a dívida que nunca iríamos conseguir pagar.Ele fez com sabedoria e entendimento porque ele não pode ir contra suas próprias leis. Por que o salário do pecado é a morte. Se a morte era o critério era a morte, Cristo fez isso em nosso lugar. Rm6:23

Verso 9-12–4.Recebemos Revelação do mistério de sua vontade – Que mistério é esse? Convergir em Cristo todas as coisas. Aqui explica Ap 22:13 Eu sou o alfa e ômega.Vs 11 – mais uma vez ele reafirma o critério. O plano é de Deus bem como sua escolha.Vs 12 – Paulo se coloca com seus contemporâneos, como os primeiros a entender o plano perfeito de Deus que foi se revelando desde a Adão até a plenitude dos tempos, onde Cristo tem se revelado à igreja desde a sua morte até hoje.

Versos 13-14. 5.Foi selado – Pra que serve o selo: Conclusão de transação; 2. Direito de posse de propriedade; 3. Segurança, proteção e inviolabilidade; 4. Autenticidade e legitimidade.Isso explica porque o maligno não lhe toca, 1Jo 5:18; Explica também que o cristão mesmo selado ainda peca quando dar lugar ao inimigo deixando ser envolvido pelas obras da carne,Ef 4:27. Vs 14–mostra que o espírito santo é a garantia que temos até a volta de Cristo. É ele quem nos mantém no caminho.Dessa forma quem é salvo já tem o espírito, independente de ter dons de línguas, como alguns afirmam.

Conclusão: Entender que já somos abençoados nos faz ter uma vida de gratidão, pois o que vier a mais é bônus.

Entenda o texto: Negrito – trechos de aplicação | Sublinhado: Pontos da Mensagem. Sinta-se a vontade para comentar ou corrigir assim aprendemos juntos. Deus abençoe!

Marcelo Ribeiro