V – ENTENDENDO A UNIDADE NA IGREJA


Série Efésios 
1.Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. 2.Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3.Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

4.Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 5.há um só Senhor, uma só , um só batismo, 6.um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. 7.E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

8.Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”. 9.( Que significa “ele subiu”, senão que também descera às profundezas da terra? 10.Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. ) 11.E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12.com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13.até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 14.O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. 15.Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16.Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

ESBOÇO da Mensagem – Ministrada em 24.07.2016 (Efésios 4:1-16 NVI)

Vs. 1-3 – Qualidades que temos de buscar para viver em unidade: Viver de maneira digna, humilde, dóceis (Mansidão – capacidade de se manter manso, mesmo tendo razão e/ou direitos), pacientes (longanimidade – makrotimia: ânimo longo), suportando uns aos outros em amor e se esforçando para manter paz. Todas essas qualidades são desafiadoras, por isso Paulo aconselha o esforço individual para manter a paz.

Vs. 4-6 – Onde temos que ter unidade: no corpo (igreja) de Cristo, no espirito do Senhor, na esperança; no Senhor, na fé, no batismo, em Deus e num único Pai de todos. Não podemos confundir a unidade da igreja com os vínculos de amizade ou com gostos e anseios diferentes. No meio da igreja começamos a nos aproximar de alguns irmãos, mas do que outros e muitas vezes isso incomoda grupos. Como saber se estamos sendo partidários? Quando deixamos de sair com alguém sem motivo aparente.

Amizade, comunhão e unidade são palavras parecidas mais com significados diferentes. Para isso temos que ter maturidade para entender cada uma delas.

Os Propósitos dos Dons na unidade:  (8-11) A bíblia fala de uma grande quantidade de dons, mas temos visto pouca gente se dedicando a eles na igreja o que explica uma grande fragilidade da igreja em relação às diversas heresias modernas. Para exercer os dons é preciso servir e isso exige renúncia, pois nem todos estão dispostos a usar seu dom de forma voluntária e com compromisso. Eis então os propósitos da unidade:

1.Preparar e edificar os santos. Vs.12 | 2.Levar o corpo à maturidade. Vs 13 | 3.Dar estabilidade ao corpo. Vs 14

Vs. 11 – É interessante entender função e dons. Quem eram os apóstolos: Quem viu Jesus, foi testemunha da ressurreição e confirmado com sinais e prodígios; Quem eram os profetas: responsáveis pelas mensagens revelatórias (escrituras), Evangelistas e Pastor-mestre, esse último refere-se apenas a um dom único, sendo esses dois os mais comuns nos dias de hoje.

Vs. 15-16 -O crescimento saudável da igreja acontece quando se segue a verdade em amor e cada membro cumpre seu papel no corpo. Várias fórmulas de crescimento da igreja estão lotando templo, mas sob que raiz? Se a igreja fosse uma planta suas raízes seria a verdade e o amor. Mas como a igreja é o corpo e Cristo é a cabeça ela nunca morrerá, independente do corpo está doente ou não.

Entenda o texto: Negrito – trechos de aplicação | Sublinhado: Pontos da Mensagem. Sinta-se a vontade para comentar ou corrigir assim aprendemos juntos. Deus abençoe!

Marcelo Ribeiro