Relembrando o Papel do Homem na Família

 

PaiTextos usados: Efésios 5:23 | 25-28 | 31 | 6:4

Para ser um cristão relevante é preciso levar a sério os princípios bíblicos, por isso é sempre bom relembrá-los. O papel do homem na família é um deles. A carta aos efésios nos ensina lições talvez esquecidas por alguns pais que acham que só trabalhar é o suficiente para cumprir seu papel na família. Conseguimos tirar desse pequeno trecho quatro lições que poderão ajudar muitos homens a reverem seus conceitos de família.

Liderar sua casa – é dever do homem liderar a casa. Se quiser aprender sobre liderança aprenda com o mestre dela. Jesus Cristo, com sua humildade, conseguiu conduzir um grupo complicado de doze homens, levando-os a se tornarem pessoas melhores depois de alguns meses ao lado do mestre. Independente da quantidade de filhos. Liderar a casa é um desafio diário para o homem que deseja uma família feliz. Participar das decisões através do diálogo primeiro com a esposa e depois com os filhos torna sua liderança mais fácil. Se omitir é deixar nas mãos da mulher uma responsabilidade que foi dada a eles. Muitos não tomam decisões com medo de errar. Lembre-se nem sempre acertamos, por isso quando o homem erra é preciso reconhecer e tomar nova decisão para corrigi-lo.

Amar sua esposa – Amar é uma decisão. Por isso cabe a cada homem sair de casa todos os dias com a decisão de amar sua esposa mais um dia. Dessa forma quando for confrontado com o pecado saberá dizer não e assim manter o sucesso de seu lar. Para amar uma mulher é preciso observá-la sempre. Essa é uma atitude, que os homens só fazem antes da conquista e depois se esquecem de continuar prestando atenção nelas. Notou quando elas saem do salão, como os olhos delas clamam por pelo menos um sorriso.

Deixar pai e mãe – Apesar dessa ser uma recomendação para o casal. Cabe ao homem tomar a iniciativa de quebrar os vínculos paternos dele e de sua esposa, dando à esposa a segurança de que pode confiar nele, para aquilo que só seus pais fizeram por ela até o momento. O problema é que muitos homens quando casam estão tão ligados aos seus pais que sua esposa acha que casou com a sogra, pois é ela que ainda decide tudo na vida do filho. Então homens tomem as rédeas de sua família. Agora ela quer confiar em você, não a decepcione.

Educar os filhos (Ser Pai) – Alguns acham que brincar com os filhos enquanto a esposa faz sua refeição é o suficiente para a realização de sua função. Conforme o versículo informa ainda faltam duas coisas importantes. Primeiro: instruir, disciplinar o filho desde sua juventude para formação do caráter de um homem de Deus no futuro e segundo: admoestar; cuidar da cabeça dos filhos para que eles estejam prontos para os desafios da vida. A formação intelectual dos filhos depende de o quanto seu pai o incentiva no aumento de seu conhecimento, assim como aconteceu com o menino Jesus que crescia diante de Deus e dos homens.

Homens de verdade, pais exemplos, maridos apaixonados, também são atributos de um cristão relevante.

Marcelo Ribeiro