Os Quatro Pilares da Fé Cristã

Em nossa vida escolar há coisas que levamos para vida toda, pois elas nos acompanharão em quase tudo que fizermos seja na profissão ou no dia-a-dia. Dois exemplos são a matemática nossa de cada dia com o uso do dinheiro e o idioma que lutamos diariamente para entendê-lo e para sermos entendidos, dentre outras coisas.

Na vida Cristã existem ensinamentos que deveriam está presente continuamente em nossa conversa diária com as pessoas que convivemos, pois através delas poderemos levar a mensagem de Deus de forma natural, e com certeza recebermos melhor atenção que muitos pregadores famosos, que fazem sucesso por um momento e logo são esquecidos por não falarem verdades eternas, mas apenas triunfo terreno.

Os quatros pilares da fé cristã é um ensinamento antigo onde dividimos a obra de Deus na terra em quatro pontos principais: criação, queda, redenção e consumação.

Numa conversa diária, um sussurro de um amigo contemplando um belo dia ou uma chuva que cai pode nos levar de forma natural a lembrar da criação de Deus e sua perfeição. Imagine que as pessoas viajam de um lugar a outro buscando ver o por do sol que nunca é o mesmo. Imagine contemplar a inteligência humana na criação de coisas que hoje não saberíamos como viver sem elas. Isso também reflete a criação de Deus.

A queda, é outro assunto cotidiano, que ronda as conversas nos almoços e encontros, onde se debatem a violência humana em toda a sua complexidade. Nota-se daí que o homem que se afastou de Deus não consegue viver longe dele sem ser mau e mesmo aqueles que dizem que o servem tem vestígios da queda. A partir daí poderemos falar aos amigos o quanto precisamos de Deus.

A redenção está presente nos livramentos que temos e na mudança que Deus faz na vida das pessoas tornando-as melhores cidadãos enquanto humanos. Ou quando percebemos a prosperidade de pessoas que nem falam em Deus, mas que demonstram através de sua vida a graça comum. Dessa forma iremos lembrá-los do quanto é importante que Deus faça parte dessa vida para torná-la plena.

E por fim, a certeza humana geral de que se houve um começo haverá um fim. Fim este que as pessoas preferem não tratar por acharem que a vida é somente isso que vivemos. Lembrar ao mundo que o céu não é só uma promessa, mas uma verdade os fará ter esperança que isso será maravilhoso e que cessará todo o sofrimento. E que finalmente o homem saberá que não foi uma boa escolha querer governar o mundo do seu jeito.

Afinal, o que estamos esperando para mostrar a esse mundo que a vida eterna é uma realidade disponível a todos?

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1Co 15:19-20