SIMPLICIDADE – A MARCA DA MATURIDADE CRISTÃ

Simplicidade é uma virtude não só para a vida do Cristão. Também é para todos que almejam ter uma vida longe do stress de sempre atender as exigências da atualidade e ter que fazer o que “todo mundo faz”, ou pelo menos a maioria.

Uma pessoa que escolhe pela simplicidade terá menos dor de cabeça, pois pra ele tudo Registro-de-Marcaestá bom, mas atenção; não confunda simplicidade com acomodação. Jesus demonstrou que a simplicidade, nos ajuda a sermos pessoas menos exigentes quanto ao próximo entendendo as limitações de cada um seja ela qual for. Tratar as pessoas com respeito, independente de sua condição financeira ou de seu status; e ser grato por tudo o que tem, mesmo que não seja aquilo que você sonha, faz de você uma pessoa simples.

Observe as palavras de Jesus em Mt 8:20 … E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
Essa atitude não demonstra tristeza, mas sim a preocupação de Jesus ao ver como as pessoas se incomodavam com coisas tão pequenas, Enquanto Cristo, o filho de Deus, não tinha onde encostar e dormir naquele momento de sua vida.

Para que possamos ser realmente simples, temos que deixar de cobrar das pessoas que tenham o mesmo celular da moda, ou que gostem das mesmas coisas que você gosta, afinal somos diferentes. A vida simples incomoda muitas pessoas, por que elas criaram tantas necessidades que não conseguem ser felizes e satisfeitos pelos simples fato que move a maioria dos cristãos; a fé que um dia todo sofrimento e dor irão acabar quando nos encontrarmos com Cristo nos céus, conforme ele prometeu.

Ser simples é também lutar contra nossa natureza, que não é boa, segundo Cl 3:5. A tarefa então é fazer morrer essa natureza diariamente com a busca de Cristo e com a prática do bem. Jesus ensinou a simplicidade a seus discípulos em Mt 10:8-10, mas mesmo assim não era contra ter bens, contanto que ele não fosse mais importante que pessoas. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Mc 8:36
Os primeiros discípulos eram pessoas simples de diversas profissões que iam desde pescadores até doutores da lei que não se importavam em ter que passar necessidade em certos momentos da vida para crescerem na fé. Veja Fp 4:11 | Mc 8:36. E então que tal ser grato a Deus hoje fazendo uma lista de coisas que Deus já lhe deu. Não se esqueça de acrescentar saúde, fé e a sua vida.

Para finalizar segue alguns conselhos para se ter uma vida simples como Cristo ensinou.

  1. Dê preferência à vida espiritual ao invés da vida material;

  2. Trate seus problemas com oração e não com bebedeira ou compras que só trarão mais problemas;

  3. Explique à sua geração (filhos), o valor das pessoas em detrimento às coisas;

  4. Use seus bens sem desperdício;

  5. Seja generoso e não esbanjador.