QUAL O SEU PROBLEMA?

image02Essa é uma pergunta que sempre vemos nos filmes e costumamos também falar quando não entendemos a reação de uma pessoa sobre determinado evento ou assunto. No mundo que vivemos cada vez mais nos deparamos com situações assim. Mas afinal, qual o problema das pessoas? Serão as notícias que ouvimos diariamente nos noticiários que nos causam revolta. Será a falta de paciência, muito comum nos dias de hoje quando, por exemplo, não se é bem atendido em local público ou estabelecimento comercial? Bem, no geral estamos muito estressados com tudo a nossa volta e isso está nos tornando cada vez mais difíceis de viver socialmente. As amizades atuais das redes sociais são prova disso, criam-se muitos relacionamentos artificiais que duram somente até uma postagem que um ou outro não goste.

Os texto de Lc 6:41-42 | Mt 7:3-5, mostra Jesus nos ensinando a cuidar mais de nós mesmos antes de observarmos a situação dos outros. Sendo essa uma das formas de observarmos nosso real problema, que insistimos em querer culpar os outros.

A vida moderna nos põe em situações que temos que conviver com eles querendo ou não. A grande questão é que esses fatos diários escondem o grande problema que temos de não observarmos nossos próprios atos. Passamos tanto tempo observando o que os outros fazem e dizem, que nos esquecemos de cuidar nós mesmos. E quando o outro erra não imaginamos que também erramos em coisas que talvez nem percebemos, mas que machucam os outros. Antes de fazer qualquer tipo de conclusão precipitada de alguém, faça como Jesus nos ensinou, tente olhar com bons olhos, conforme Lc 11:34, …se teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso.

Quando a palavra de Deus nos ensina a examinar a si mesmo, conseguimos parar o tempo por alguns minutos e nos concentrar naquilo que temos que melhorar para ficarmos mais parecido com Cristo. 1Co 11:28. E isso não é uma coisa que fazemos somente uma vez na vida. É uma atitude constante de policiamento, que nos fará criar uma disciplina bíblica que levou muitas pessoas a serem reconhecidas mundialmente por seu controle diante das adversidades da vida. São exemplos de pessoas que experimentaram uma vida de paz com todos ensinado em Rm 12:18: Martin Luther King, Mahatma Ghandi, Nelson Mandela, entre outros.

Vasculhe mais um pouco sua vida e descubra que você não é tão perfeito assim como você pensa, então criará tanta compaixão pelas pessoas, que com

o decorrer dos dias vocês influenciarão muitos, assim como Jesus fez.  Ao final de contas não existem nada tão contagioso quanto o amor. É só observar quando assistimos a algum filme onde a história do mesmo, conta algo digno de honra. Normalmente nunca os esquecemos. Filmes como: Patch Adams, Corrente do Bem, em busca da felicidade, os intocáveis, entre outros, são exemplos para aqueles andam reclamando da vida.

image03 Verificando nossa vida diariamente veremos que nosso problema levará muito de nosso tempo e por isso não podemos internalizar os problemas ou a vida dos outros a ponto de nos esquecermos dos nossos próprios.