Orando e Aprendendo

communion8Vivendo e Aprendendo, este é um ditado popular muito utilizado, principalmente quando nos deparamos com algo que nunca vimos. Mas escolhi modificar um pouco o ditado e observar a quantidade de coisas que aprendemos quando oramos.  A lista abaixo contém somente sete coisas de muitas que aprendi, durante minha experiência de quinze anos que aceitei a Cristo e, principalmente dos momentos de orações que vivenciei. Vejamos então o que aprendemos quando oramos:

Quando oramos aprendemos que:

1.Deus não deixa faltar nada – quando usamos essa frase, muitas pessoas pensam logo em bens materiais e não percebem que o “nada” de que falamos, é tudo aquilo que realmente precisamos para viver: paz, saúde, enfim a vida plena de Jo 10:10.

2.Precisamos de bem menos que aquilo que imaginamos para viver – nossas necessidades começam a diminuir quando estamos na presença de Deus, pois o mundo capitalista que vivemos cria vários desejos que nos fazem pensar que não podemos viver sem aquilo. Imagine por exemplo, passar um dia sem o celular! Para alguns é inimaginável. Mas infelizmente quanto mais o ser humano obtém coisas, mas vazio ele fica, pois elas não o completam e ele se frustra, até aparecer uma novidade e o ciclo recomeça. E como imaginar um cristão que pensou em se separar por que o marido arranhou seu carro! Infelizmente já presenciei algo assim.

3.Esquecemos de nossos problemas e pensamos mais nos dos outros – orar é uma atitude de esvaziamento total do eu. Quem ora, e somente pede pra si ainda não entendeu o real valor da oração, pois quando acabam suas necessidades, acabam o período de oração e conseqüentemente a vontade de orar.

4.Coisas que tentávamos resolver a muito tempo começam a se realizar sem que nós percebêssemos – atenção, não estou dizendo pra não fazer mais nada e só orar. Estou dizendo para orar e depois fazer. Essa simples atitude muda tudo.

5.Quando oramos para Deus mudar pessoas nossa batalha é mais difícil – A medida que oramos pela mudança de vida de alguém, estamos lutando contra um direito dado ela e a todos, o livre arbítrio. Mesmo assim Deus criará condições para que ela perceba seu erro e um dia reconheça seu estado, mas que isso pode ser muito doloroso pra ela. Assim como aconteceu com Ló que perdeu sua mulher para poder continuar vivo depois de uma batalha de oração com Deus de seu tio Abraão pela sua família. Veja em Gn 18:16-33.

6.Somos mais fortes quando estamos diante de uma tentação que facilmente cairíamos se não estivéssemos em comunhão com Deus. Assim como José que conversava com Deus diariamente e resistiu durante anos à tentação da mulher de Potifar, que tentou seduzi-lo.

7.Compreendemos de forma mais clara nossa missão aqui na terra – Muitos cristãos pensam que só pode ser útil na obra de Deus se fizer parte de algum ministério na igreja relevante como o da pregação, louvor ou coisas assim. Nossa missão na terra está mais ligada ao nosso dia-a-dia do que no que fazemos na igreja. Viver uma vida honrada, respeitando o direito dos outros e sendo honesto em suas ações já é um grande passo para cumprir sua missão de levar a mensagem de Cristo através de sua vida. A igreja demonstrada nos primeiros capítulos do livro de atos mostra isso claramente quando declara: …louvando a Deus e tendo a simpatia do povo. At 2:47

E então vai experimentar tudo isso, e deixar essas maravilhosas experiências somente para alguns cristãos que já vivenciam. Você já louva a Deus e as pessoas lhe admiram. Se não? É hora de começar.