O PAPEL DO JOVEM NA IGREJA

Mensagem Igreja Batista do Calvário

Na vida temos vários papéis que vai desde a infância até nossa velhice. O primeiro papel que temos é o de ser criança. E esse é o melhor papel. Nele nós não temos medo de errar e vivemos a vida intensamente. De todas as fases da vida, a fase criança é a que melhor experimentamos.

JOVENSEDITADO1Lembrando que existe um padrão de Deus para cada fase de nossa vida e que nessa fase temos que está cumprindo muito bem nosso papel de pai para orientarmos bem essa criança a aprender de forma correta os princípios que vão guiar sua vida por completo.

O segundo papel que temos que viver é o de ser adolescente, esse é mais difícil, pois nesse momento nos deparamos com realidades bem diferentes uma das outras e muitas alternativas que deixam a cabeça do pré-jovem louca. Nessa idade começa o desejo de “liberdade”, afloram as paixões, a sexualidade, os gostos estranhos e muitas outras coisas que o colocam no ponto crítico de sua vida.

O terceiro papel é o de ser jovem. A juventude se confunde com a saída da adolescência e o inicio da vida adulta, porém algumas opiniões já estão bem formadas na mente e a tão sonhada independência começa a se tornar realidade com a entrada na faculdade ou no primeiro emprego. A mudança da pessoa da juventude para vida adulta varia muito de pessoa para pessoa. Alguns se sentem realmente adultos quando se casam. Outros quando se formam e por ai vai.

E por último vem a velhice, onde nosso papel passa a ser mais de aconselhador do que de vivenciador de coisas. Este papel pode ser vivido intensamente se observado os padrões de Deus.

E dentro da igreja qual o papel do jovem. Vejamos o que a bíblia diz sobre como o jovem pode ajudar na obra de Deus sem perder o melhor de sua vida em cada fase dela. A palavra de Deus diz que o jovem é a força da igreja, nesse caso tudo o que os outros não podem realizar devido a sua condição cabe a jovem fazer: Para alguns isso é ruim, mas para quem sabe a importância de aprender coisas novas diariamente e não perde a oportunidade aprender, nem que seja uma coisa simples como limpar uma vidraça, por exemplo saberá no futuro o valor dessas experiências. E saberá também por que seus pais cobram tantas coisas dele. Pode ser que eles não tenham vivido isso na infância e hoje acham importante aprender certas lições cedo antes que a vida lhe ensine de forma mais cruel.

Alguns papéis que você pode aplicar na igreja enquanto é jovem, seguindo o exemplo do próprio Cristo em Lc 2:52 …E o menino Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

  1. Se dedicar a algum ministério de forma completa, dedicando esses bons anos de sua vida a dar o melhor para a obra de Deus. Aprender a tocar um instrumento, ler muitos livros, principalmente, aqueles indicados por seus professores cristãos que vão lhe dar uma boa base cristã. Infelizmente o jovem arranja tempo pra ler livros de romances modernos, mas quanto aos livros cristãos pouco se interessam. A sabedoria que Jesus nos ensina está em ler de tudo e discernir bem todas as coisas.

  2. Gaste tempo na casa de Deus. Quando você estiver na ociosidade é só perguntar ao seu pastor, pois há sempre alguma coisa pra fazer na igreja. Seja limpar o prédio, organizar documentos, visitar pessoas, digitar ou preparar programas ou ensaios, enfim ser útil. 1Co 7:32-35 | 1Jo 2:14b isso simboliza a estatura que não depende de nós, mas quando percebermos, já seremos adultos fortes e cheios de experiências para contar.

  3. Comece desde cedo a ter sua vida particular com Deus. O jovem que consegue orar sozinho com Deus e cria uma disciplina devocional diária será abençoado em tudo que fizer. Veja o exemplo dos jovens da bíblia como Daniel e seus amigos, José, o próprio Davi, Timóteo, jovens estes que tinham um relacionamento tão intimo com Deus que suas vidas lhe deram experiências sobrenaturais com Ele. Isso é graça diante de Deus que Jesus nos ensina no texto de Lucas.