A Distância e o Amor

amor-distancia-heart-you-Favim.com-302862Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Ec 4:9-12

O que será que une um casal? Será o amor despejado no dia que os dois se olharam e perceberam como seria importante viver toda sua vida ao lado dessa pessoa? No mundo de hoje podemos dizer que existem três tipos de distância que podem separar um casal: Primeiro, é à distância dos locais de trabalho, que vivemos diariamente; a segunda é a distância demográfica, quando o casal precisa ficar longe por algum período de tempo por diversos motivos como trabalho, cursos ou motivos de força maior; e por último é a distância emocional.

Analisemos os três tipos para que tomemos todos os cuidados de não deixar atingir seu casamento. Logo que nos casamos ou começamos um relacionamento, a distância que mais nos incomoda é a demográfica, pois contamos a hora de se ver novamente. Praticamente todos viveram isso no namoro. E isso não foi um problema, pois sempre dávamos um jeito de dar uma passadinha na casa do amado, nem que seja pra dizer boa noite.

Dentro de um relacionamento bíblico como o do casamento, só existe uma maneira de nos mantermos unidos. Fortalecendo os laços citados nos princípios da bíblia. O principal motivo das três distâncias que tem separado muitos casais é a distância emocional, causada pela falta de diálogo e compreensão na resolução dos problemas normais que são criados com a convivência a dois. Dentre os vários conselhos da bíblia seguem dois muito importantes para a vida social e que influenciam na distância emocional do casal.

 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. 1 Co 7:3

Tratar a esposa com respeito, principalmente na frente dos outros torna a relação fortificada pela forma como os dois reagem a situações, que muitos perderiam o controle. Dar benevolência, ou pagar benevolência é também ser cordial e tolerante para compreender que certos momentos não será possível, discutir determinados assuntos, cabendo aos dois somente a resolução deles.

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. Pv 12:4

A mulher virtuosa, segundo o texto, é coroa para seu marido por demonstrar de forma pública o apreço por quem ela escolheu para viver a vida a dois. Muitas mulheres preferem menosprezar a figura do marido contando seus defeitos e envergonhando sua figura, talvez com o objetivo de evitar “concorrência”, mas nem sempre isso dar certo, pois a percepção das mulheres quanto a um homem, vai muito além da aparência.

Dentro da distância emocional, existem também alguns casos em que há um bom relacionamento social do casal com as outras pessoas, porém essa harmonia não se concretiza na intimidade do casal, gerando um problema muito atual conhecido como o casamento de aparência.

Portanto estão ai algumas dicas para que seu casamento não criem distâncias tão grandes que você não possa superar.

Uma dica de filme muito interessante e bem atual é: Um divã para dois, que trata desse assunto de forma bem humorada e põe em cheque alguns relacionamentos que se desgastam, principalmente depois que os filhos crescem e vão embora.